domingo, 23 de janeiro de 2011

Resenha - Música (Bon Jovi - Greatest Hits The Ultimate Collection)

Capa do álbum
     O Bon Jovi lançou recentemente um álbum duplo que atende pelo nome de  Greatest Hits-The Ultimate Collection. Trata-se da segunda coletânea de sucessos da banda que reúne os seus maiores hits desde o início da carreira, em meados de 1984 até o lançamento do seu mais recente trabalho de estúdio (The Circle) em 2009. A primeira coletânea (Cross Road)  foi lançada em 1994 e teve um enorme sucesso com a faixa bônus e então inédita "Always" tocada a exaustão e ganhando o coração do público feminino ao redor do mundo. Foi ouvindo este mesmo Cross Road, em formato de fita K7, no auge dos meus 13 anos, que despertei o desejo de procurar por todos os álbuns de uma banda de rock. Mais do que isso, foi o Bon Jovi que me ensinou inglês, que me incentivou a tocar um instrumento e de quem eu herdei a voz "anasalada" na hora de fazer minhas humildes performances musicais. Nem precisa dizer que sou um grande fã, mas não o tipo de fã cego que coloca a banda num pedestal e a defende com unhas e dentes, pelo contrário, aponto os defeitos, sinto falta da essência dos velhos tempos e me revolto com alguns álbuns recentes, mas não posso negar que esta é a banda que, ao lado de algumas outras, moram no meu coração musical. Do Cross Road pra cá já se passaram 16 anos e 6 álbuns foram lançados. Já tava na hora de fazer uma nova coletânea para dar a oportunidade dessa geração "140 caracteres"  conhecer essa verdadeira usina de sucessos que é o Bon Jovi.

Da esquerda pra direita: Richie Sambora (guitarra), Tico Torres (bateria), Jon Bon Jovi (vocal), Alec John Such (Baixista que deixou a banda em 1994. Hugh McDonald que o substituiu não aparece em fotos promocionais) e David Bryan (teclado)
      

Ouvindo o Ultimate Collection cheguei às seguintes conclusões:

1. Cross Roads é uma baita coletânea. O Bon Jovi da época de seu lançamento era bastante "redondo". As músicas compiladas no álbum vinham dos seus 5 primeiros trabalhos e as mesmas não destoavam tanto umas das outras. O Ultimate Collection pega essas músicas do Cross Road (tirando uma ou outra apenas) e as misturam com o Bon Jovi dos anos 2000. Aí meu amigo, a diferença chega a ser gritante, pois o Bon Jovi inegavelmente se transformou noutra banda após o seu maravilhoso álbum de 1995, o meu preferido These Days.

2. Enquanto Cross Road trazia duas canções inéditas e maravilhosas (a já citada Always e a ótima Someday I'll Be Saturday Night) cada cd do Ultimate Collection trás duas, totalizando quatro canções inéditas, porém, nem de longe elas fazem o estrondo de suas "amigas" (abaixo explico melhor). Aliás, Always e Someday I'll Be Saturday Night fazem parte do Ultimate Collection, o que não deixa de ser curioso. Afinal, são duas canções bônus de uma coletânea que acabam se tornando hits da banda e fazendo parte de uma outra coletânea. Fantástico não?

3. Como não poderia deixar de ser, a escolha das músicas não deve agradar a todos. Há muito material superior nos "lados B" dos álbuns e o fato de terem simplesmente ignorado o álbum Bounce de 2002 é imperdoável.

     Pois bem, fiz um "faixa a faixa". Ok, sei que esse é um álbum de coletânea e bastava comentar sobre as quatro canções inéditas, mas pôxa, eu precisava reviver tudo. Dá um desconto. Deixa eu fazer a sua cabeça e te tornar mais um fã?



Disco 01

01.Livin' On A Prayer
Retirada do álbum de 1986, Slippery When Wet (considerado um dos melhores álbuns de rock da história), esta canção é o hino do Bon Jovi. Conta a saga de um casal (Tommy e Gina) e seus perrengues. Quando a ouvi pela primeira vez não contive o arrepio. O clima da introdução, magistralmente executada por David Bryan (teclado) e o riff de "guitarra falada" que viria a ser uma marca da banda, entram na sua cabeça e nunca mais vão embora.

02.You Give Love A Bad Name
Também retirada do Sliperry When Wet de 1986, eis a pancada mais famosa da banda. Hard Rock nos seus melhores dias. É energia pura. Faz o favor de ouvir alto.

03.It's My Life
Esta canção foi o primeiro single do álbum Crush de 2000, álbum este que na minha opinião inaugura um novo Bon Jovi. It's My Life bebe da fonte de Livin' On A Prayer com o mesmo efeito de guitarra falada e ainda cita os já famosos Tommy e Gina em sua bela letra.

04.Have A Nice Day
Primeiro single do ábum de mesmo nome de 2005, Have a Nice Day sofre de crise de identidade. É mais do mesmo. Aliás, a partir de 2000 o Bon Jovi resolveu utilizar a mesma receita de bolo na cara dura. Ainda assim essa é uma ótima canção. Tradicional ao estilo "Bon Jovi 2000" de ser. Riff pesado e bacana, letra de auto-ajuda direta e reta. Sucesso.

05.Wanted Dead Or Alive
A "cowboy song" definitiva. Esta canção, também retirada do Sliperry When Wet de 1986, dá ao Bon Jovi o status de Deuses do Rock. Um clássico genuíno.

06.Bad Medicine
Retirada do fantástico álbum New Jersey de 1988, esta canção é o puro Hard Rock com a marca do Bon Jovi. Destaque para a guitarra nervosa do Richie Sambora.

07.We Weren't Born To Follow
Após tanta energia, vamos para este que foi o primeiro single do mais recente álbum de 2009, o The Circle. Que diferença hein? Domaram a fera direitinho. We Weren't Born To Follow é a tal receita de bolo que citei acima, porém com menos energia (ou seria fôlego mesmo?) e personalidade já que há uma tentativa desnecessária do Richie ser um The Edge do U2.

08.I'll Be There For You
Depois de sete canções "pauleiras" (leia-se pauleiras ao estilo Bon Jovi) já era hora de mostrar o lado mais popular da banda que reside em suas baladas "mela-cueca". I'll Be There For You, mais uma pérola do álbum New Jersey de 1988, é uma canção poderosíssima. Fico imaginando quantos filhos foram concebidos nos bancos de trás dos carros ao som desta verdadeira aula de balada hard. O vocal do Jon Bon Jovi é agressivo, consegue viver a letra de forma visceral. Tudo soa perfeito. Clássico.

09.Born To Be My Baby
Pôxa cara. Que inspiração. Como o álbum New Jersey foi feliz. Essa é a música. Sem mais ouça essa pancada no máximo e incomode os vizinhos.

10.Bed Of Roses
Hora de relaxar com mais uma balada. Alto nível nessa belíssima canção do ótimo álbum Keep The Faith de 1992. Letra tocante, feita sob encomenda para fazer as fãs gritantes ainda mais gritantes. Aqui Richie Sambora executa um dos seus mais belos solos de guitarra. E como tudo soa atual, não? Imperdível.

11.Who Says You Can't Go Home
Espantoso sucesso do álbum Have a Nice Day de 2005. Esta canção foi a responsável pela "viagem" do Jon Bon Jovi em fazer um ábum (aparentemente) country dois anos depois. Na época eu praticamente tive que a engolir. Hoje aturo e até a acho simpática. As garotas gostam. Tá valendo, né?

12.Lay Your Hands On Me
Esta é a canção que abre o álbum New Jersey de 1988. Aqui ela teve a interminável introdução limada, o que a deixou com praticamente metade do tempo. O que dizer? Este foi um dos momentos mais raivosos do Bon Jovi. Hard Rock puro e inigualável. Mais uma boa pra incomodar vizinhos.

13.Always
Tá aí a obra "mela-cueca" definitiva dos caras. Sucesso imediato. Se você nunca ouviu essa daqui com certeza não viveu neste mundo nos últimos 16 anos. Esta canção era uma das duas inéditas que vinham na coletânea de sucessos lançada em 1994, o já citado Cross Road. Só o Bon Jovi mesmo pra incluir uma obra-prima dessas num cd de coletânea e colocar as vendas do álbum na estratosfera. A introdução com a bateria do Tico Torres é inconfundível e antológica.

14.In These Arms
Quase ouço os gritos femininos me ensurdecer ao escrever sobre essa canção. Outra balada cheia de energia e com uma letra fulminante que só o Jon sabe fazer. Mais uma do Keep The Faith de 1992.

15.What Do You Got (INÉDITA)
A primeira canção inédita do álbum é uma verdadeira pérola. É impressionante como essa banda consegue entregar canções que te criam empatia imediata. What Do You Got é uma balada de melodia belíssima e nos dá a esperança de que o Bon Jovi ainda tem a pegada dos velhos tempos. O riff de guitarra do Richie nos remete a sucessos antigos como I Want You do Keep The Faith e a letra reflete o Jon nos seus melhores dias. "O que você tem se você não tem amor?" Confere o clipe dela lá embaixo e pense à respeito.

16.No Apologies (INÉDITA)
A segunda canção inédita soa um pouco estranha. No Apologies passa a mensagem de uma forma forte e quase épica. Mas peca em falta de personalidade. Sua batida pulsante me fez lembrar do Coldplay. Aí complica, né?


Disco 02

01.Runaway
O segundo cd do álbum abre com a primeira canção do Bon Jovi. Runaway abre o álbum Bon Jovi de 1984  e foi o passaporte para que um tal de Jon Bon Jovi e seus amigos pudessem se tornar o que são: Ídolos. Tudo começou aqui, com essa ótima representante do movimento Hard Rock dos anos 80. O falsete do Jon no final é impagável. Os novatos vão sentir vergonha alheia.

02.Someday I'll Be Saturday Night
Esta fazia parte, junto com Always, das canções inéditas da primeira coletânea de 1994, o álbum Cross Road. Ótima canção. Bon Jovi em um timbre agudo, num de seus melhores momentos. Nascia aqui o prenúncio do álbum que viria a seguir, o These Days.

03.Lost Highway
Segundo single do álbum de mesmo nome de 2007. A tal viagem country do Jon Bon Jovi. Lost Highway tem a pegada do Bon Jovi e uma letra muito interessante, porém a roupagem travestida de country não agrada a todos.

04.I'll Sleep When I'm Dead
Toda banda de rock bem sucedida e que lota estádios tem que ter o seu momento Rolling Stones. I'll Sleep When I'm Dead do ábum Keep The Faith de 1992 cumpre bem esse papel. Pelo jeito o Bon Jovi segue à risca a letra dessa canção. Vida longa pros caras. Aumenta o som e canta junto: "Seven days of saturday is all I need..."

05.In And Out Of Love
Retirada do segundo álbum da banda, o 7800º Fahrenheit de 1985. Aqui o Hard Rock impera. Vale a pena ir lá embaixo depois e conferir o clipe. Você irá se transportar para o universo da época em que o Bon Jovi se firmava como grande banda de rock.

06.Keep The Faith
Retirada do Álbum de mesmo nome de 1992, esta é uma canção singular do Bon Jovi. Vocal extraordinário de Jon, bateria pulsante do Tico Torres e um baixo surpreendentemente presente do Alec John Such. Impossível não elevar o astral.

07.When We Were Beautiful
Balada de pegada épica do mais recente álbum, o The Circle de 2009. Eu sinceramente não gosto dessas canções de tom épico. São belas canções que no meu ponto de vista não precisavam de uma roupagem tão séria e sofisticada. E os "sha-la-la" também não me parecem apropriados. Por mim não faria parte de uma coletãnea.

08.Blaze Of Glory
Esta é uma canção do primeiro álbum solo do Jon Bon Jovi, o Blaze Of Glory de 1990. O álbum inteiro foi concebido como trilha sonora de um filme de faroeste (Young Guns 2 - aqui no Brasil saiu com o nome Jovem Demais Para Morrer 2). A polêmica é que não sei se parece certo incluir uma canção de um álbum solo na coletânea. Mas o que dizer de uma banda que tem o nome do seu vocalista? Polêmica à parte, Blaze Of Glory é uma verdadeira obra-prima. O tipo de música que o Jon deve ter orgulho de ter feito. É tudo perfeito. Instrumental arrepiante, vocal inacreditável e refrão arrebatador.

09.This Ain't A Love Song
Belíssima balada do igualmente belíssimo álbum de onde ela foi retirada, o These Days de 1995. Que letra. Foram coisas assim que me incentivaram a fazer as minhas próprias canções.

10.These Days
Canção que leva o nome do álbum de 1995. Um momento raro do Bon Jovi. Único na verdade. Sintetiza grande parte dessa maravilhosa obra que foi o álbum These Days. Quanta melancolia. Que pena que foi só uma fase.

11.(You Want To) Make A Memory
Esta canção foi o primeiro single do já citado devaneio country do Jon, o Lost Highway de 2007. Curiosamente essa balada foi escolhida pra lançar o polêmico álbum. Uma jogada muito arriscada, mas vendeu. (You Want To) Make A Memory é arrastada mas convence com uma bela vocalização de Jon e Richie e uma letra tocante.

12.Blood On Blood
A coletânea chega ao fim com essa canção lotada de energia e retirada do New Jersey de 1988. A letra que conta a história de Jon e seus amigos Danny e Bobby narra acontecimentos da vida dos três. Ao final Jon conta que hoje seus amigos são bem sucedidos, um é advogado e o outro um médico, já ele acabou sendo um cantor de uma banda de roqueiros cabeludos. Nada de mais, né?

13.This Is Love This Is Life (INÉDITA)
Terceira canção inédita da bolacha. Mais do mesmo é a palavra. Anote o seguinte: se não tivesse sido mostrada aqui, com toda certeza essa seria o single de algum álbum do Bon Jovi dessa nova leva. Mesmos ingredientes. Mesmo riff com guitarra falada. Letra de auto-ajuda. Acostumen-se, esse é o Bon Jovi atual. 

14.The More Things Change (INÉDITA)
Início estranho. Letra legal. Solo bacana. Parece uma Someday I'll Be Saturday Night com preguiça. Enfim, nada extraordinário.


Sou apenas um cantor de uma banda de roqueiros cabeludos. Nada de mais, chato até, né?








Ufa! Essa ficou grande hein? Se você chegou até aqui só tenho a agradecer. Espero que tenha gostado e até a próxima.

Site oficial da banda:
http://www.bonjovi.com/



8 comentários:

  1. Voltei no tempo agora, chega emocionar a lembrar de tantas histórias vividas, comemorações e até mesmo muitas dores de cotovelo ao som do tão querido Bon Jovi, perfeitoooooo. Parabénsssss pela descrição até mesmo visceral kkkkkkk.

    ResponderExcluir
  2. Cara, que análise hein! Não me contive, li do inicio ao fim e percebi em cada palavra um pouco do que eu sentia pela banda e que a maioria dos fãs sentem também, acho que essa comunhão de sentimentos por essas músicas maravilhosas que compõem nossa trilha musical da vida é que fazem o Bon Jovi ser único e seus fãs também. Obrigado pelo texto! Voltarei aqui mais vezes.

    ResponderExcluir
  3. Sou suspeita para comentar... mas enfim, "always" é sempre "always"!!! hehehe

    ResponderExcluir
  4. É isso mesmo Christiano Benício, acertou em cheio em definir como "comunhão de sentimentos" essa paixão compartilhada de nós fãs pelo material de alta qualidade que essa banda produz. Obrigado pelo comentário e seja muito bem vindo ao blog.

    ResponderExcluir
  5. Always que você confunde com I'll Be There For You, né baby? hehehe

    ResponderExcluir
  6. Essa mesmo... Estou aqui neste momento ouvindo as duas e acho que agora eu consigo diferenciar. ;)

    ResponderExcluir
  7. Rapaz, depois dessa eu sugiro vc mandar teu currículo prá revista "Rolling Stone", vai ser contratado na hora...SHAUSHAUSHUAHSUA...sem comentários...perfeito...qto à "guitarra falada", é fruto do famoso efeito "Talk Box", saca só: http://bit.ly/gzd4J0
    Ah, aproveitando, segue um videozinho do Slash detonando nesse efeito:http://bit.ly/sBME7

    ResponderExcluir
  8. Aê Paulão, me arruma o contato da Rolling Stone! hehehe Confesso que procurei na wikipedia sobre o tal "Talk Box" e acabei gostando do termo "guitarra falada". Achei bem mais intuitivo principalmente para os "não iniciados". Slash detona sempre! Valeu véi!!!

    ResponderExcluir