sábado, 21 de maio de 2011

Chery QQ - Vi, gostei e quero um!

     A essa altura do campeonato todo mundo já deve saber que a Chery é uma montadora de automóveis chinesa que está apostando suas fichas no mercado brasileiro (e que deve esconder algum plano macabro de dominação mundial). Acredito também que todos já tenham visto o comercial do simpático QQ, o carro de entrada da marca que ousa por entregar um monte de acessórios de série por um preço absurdamente justo (R$ 23.990 com frete incluso). 
     Desde meados do ano passado que venho sondando a tal concessionária de cor vermelho berrante aqui da minha cidade. Foram olhadelas constantes à bordo do meu bólido envenenado (leia-se Mille 1.0) até que finalmente resolvi parar a caranga e conhecer os carros de perto. Na ocasião havia lá os modelos Tiggo e Face. Ambos muito interessantes. Foi quando o vendedor me falou do tal QQ que estava pra vir e revolucionar o mercado. Fiquei meio descrente com a história e resolvi entrar na internet à procura de informações mais precisas sobre o tal carrinho. Fui pego de jeito pela cara do danado! Aquele sorriso e olhos espertos do QQ me desconcertaram. Fiquei muito, mas muito curioso para conhecê-lo. Pareceu-me boa pessoa. Fui me informando cada vez mais e alimentando uma curiosidade e expectativa sem tamanho que finalmente chegou ao fim. Sim, tive meu primeiro contato com o QQ e a primeira impressão foi ótima! Ele realmente parece ser boa gente!

A carinha feliz do Chery QQ

Vendedor estressado

Passei pela concessionária e mesmo sem ver o QQ entre os carros do salão resolvi entrar para apresentar a loja a um amigo. Fomos muito mal recebidos. Andamos por entre os carros, abrimos as portas, entramos e depois de alguns minutos de vácuo total aproxima-se um vendedor com uma cara triste e cansada. Será que alguém avisou que ele está vendendo carros e não urnas funerárias? Cadê o sorriso no rosto que o QQ estampa tão gentilmente? As perguntas eram feitas por mim e as respostas do vendedor eram sempre ríspidas e quase monossilábicas. Após os rápidos minutos de diálogo fiquei sabendo o preço final e a espera de pelo menos 70 dias pra ter o carro nas mãos, além da informação de que o QQ estaria no Show Room na próxima semana para apreciação pública.

A traseira que lembra a do antigo Corsa é bem mais aceitável pessoalmente

Todo faceiro, ele olhou pra mim

Após tanta simpatia do vendedor (hum), fomos em direção ao meu carro e demos o fora dali, porém ao fazer a volta por trás do edifício acabei passando pela área de oficina da loja e pelo rabo do olho notei algo a me olhar. Era o QQ! Reduzi e disse para o meu amigo: ele já tá aqui! Meu amigo sem entender muito bem respondeu: ele quem? Estacionei e fui em direção à oficina e pra minha surpresa era verdade. Lá estava um QQ, sendo lavado e aspirado para ser entregue a mais um dono. Fiquei deveras chateado pelo fato do vendedor não informar, percebendo o meu interesse, que havia um exemplar do QQ na parte de trás da loja e um representante da Chery devidamente trajado (e com um verdadeiro sorriso de vendedor) disposto a tirar todas as minhas dúvidas.


Não tem sensor de ré? Como assim?

Tentarei ser breve: Ar condicionado, direção hidráulica, freio ABS, air bag, 4 portas, vidros elétricos (em todas as 4 portas), painel digital, som com entrada de cartão SD e USB, ajuste elétrico dos faróis e retrovisores, iluminação interna do porta malas, motor 1.1 litro, farol de neblina, limpador traseiro e mais alguns ítens que eu devo estar esquecendo fazem parte do conjunto de acessórios DE SÉRIE do QQ que ainda conta com garantia de 3 anos. Senti falta do sensor de ré que havia sido anunciado em publicações especializadas que contava com aviso sonoro e visual através de um display fixado na parte de trás do carro que refletia para o espelho retrovisor mostrando os centímetros em relação ao obstáculo. Ao questionar sobre a falta do tal acessório, fui interrompido por uma cliente que disse: pra que sensor de ré? Ele é tão pequenino! Concordo, mas eu esperava parar um dia de fazer a piadinha recorrente de assobiar imitando um sensor de ré cada vez que estivesse manobrando o meu Mille numa vaga apertada.

Painel digital! Pode?

É Ching Ling?

É inevitável não lembrar de alguns produtos também chineses que estão aí comprovando a um bom tempo a cultura de: múltiplas funções + preço baixo + fragilidade. Não dá pra colocar as mãos no fogo com os carros da Chery, mas esse receio deve ser justificado pela novidade da marca e sua natural aceitação que deve ser conquistada por testes e mais testes e não por puro preconceito. Os chineses parecem realmente estar nos trilhos e se esforçando para garantir um grau alto de satisfação de seus novos clientes e a cada lançamento a qualidade de seus carros parecem chegar num patamar já distante de seus concorrentes "locais". Vide inclusive o bastante interessante J3 da também chinesa montadora JAC. Toda essa concorrência tende a mudar a postura das grandes montadoras locais para começar a oferecer mais ítens de qualidade em seus carros e principalmente mostrar um preço que realmente seja "popular". Todos nós tendemos a ganhar ou você ainda quer cair na conversa de que encosto de cabeça em banco traseiro é acessório opcional?

Interior do QQ em cores claras

Quero um!

Fiquei realmente surpreso e tive boa parte das minhas expectativas alcançadas com esse primeiro e breve encontro. O compacto é realmente compacto e o seu porta malas é mínimo. A traseira não faz uma comunicação muito harmônica com a dianteira, mas é bem mais aceitável do que nas fotos. As rodas são pequenas e o jeito que arrumaram de embelezá-las foi bem brasileiro. Procure ver como ficou! (hehe). Ainda há muito o que se provar. Diz a lenda que ele faz 18 km/litro. Alguém já confirma? E a suspensão? Os chineses se lembraram da nossa buraqueira? Deixemos isso para um segundo encontro. Mas pelo menos até o momento esse carrinho já me pegou de jeito.

P.S.: Ei Chery! Me ajuda aí! Posso fazer um jingle pro QQ, ou ser um garoto propaganda do "carro sorriso". Mas também serve se vocês me derem um pra que eu faça um diário de bordo de uns...vamos ver...5 anos, ok? :D

ATUALIZADO: Atenção para o preço praticado nas concessionárias. O valor do QQ é sugerido pela Chery por R$ 22.990,00. Qualquer valor acima disso deve ser negociado e possivelmente resultado de ágio.

11 comentários:

  1. Tô surpreso com a lista de equipamentos...Mas qual é a diferença de preço para um Picanto...já viu a nova geração? Show !

    ResponderExcluir
  2. Aê Paulão! Me informei e pelo jeito andam praticando ágio nas concessionárias. O frete não deveria ser cobrado e o valor de R$ 22.990 respeitado em todo o Brasil. Sobre o Kia Picanto não tenho muito o que dizer. Ele é uma pequena jóia. Um compacto até luxuoso, eu diria. O valor de um Kia Picanto é de R$ 35 a R$ 38 mil o que o tira automaticamente do páreo de carros "populares" do Brasil.

    ResponderExcluir
  3. Quando o seu Uno quebra, você tem peças OU na Fiat ou no mercado paralelo. Seu carro jamais vai ficar parado por falta de peças. Já o QQ e a Chery é uma novela...
    Eu estou analisando a compra de um segundo carro, mas cada dia penso em afastar a Chery pois só vejo quem já comprou reclamando (apesar do Face ser bem bonito).

    ResponderExcluir
  4. Pois é....
    esse amigo foi eu!

    A suspensão deixa a desejar pessoal desse carro como mesmo coloquei no dia, mas é um carro que provavelmente irá caí no gosto popular.

    Pedro Filipe

    ResponderExcluir
  5. hummm xing ling mesmo! Acho que vou morrer numa nota e comprar um outro VW ou Fiat... liso e pelado, mas com garantias....

    ResponderExcluir
  6. Tenho QQ a pronta entrega. Modelo 2012. Em SP. 7952-6860

    Rodrigo Nardi

    ResponderExcluir
  7. Agora com o novo preço do QQ ele passa a ficar no passado, pensava em comprar um mas na duvida irei comprar o novo uno....

    ResponderExcluir
  8. Tenho um QQ 2011/2012 pronta entrega 1.500,00 Km rodados... Preto

    marina.freitas_@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. To querendo comprar um, será que compro, os comentários aki não são positivos.

    ResponderExcluir
  10. Quem esta insatisfeito com qq?

    ResponderExcluir
  11. Olha gente,
    Eu tenho um, modelo 2012, comprei novo.
    Ele é muito bom, faz em torno de 15KM por litro na cidade e chega até 17KM nas rodovias.
    Tem tudo que um carro precisa, porém, pra quem é gordinho (que nem eu), as costas não ficam inteiras no banco, pois sobra um pouco para os lados.
    O que mais fiquei insatisfeito, mais isso deve ser com qualquer carro novo foi o valor das revisões:
    a Primeira é de 5.000 KM, você só paga a troca de óleo e a mão de obra é grátis. R$79,90
    A segunda é de 10.000KM eles te cobram um KIT revisão mais a mão de obra R$360,00
    A terceira é de 20.000K onde eles te cobram além do KIT e a Mão de Obra, mais uma lista de peças que são trocadas preventivamente, conforme técnico da Cherry, portanto sai por R$610,00

    Tirando o conforto e essa parte da revisão, recomendo para todos aqueles que querem ter um carro economico e que tenha todas as funcionalidades de um que custa 50.000,00... O QQ merece ser visto como um carro popular e tirar essa coisa de carro chinés não presta.
    tenho o meu a 1 ano e meio e não tive um problema se que com alguma peça.

    Comprei, desfrutem e postem!

    ResponderExcluir