sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Recomendo - Cinema (Um Sonho de LIberdade)

     Como é difícil apontar algo como o melhor de sua categoria. Quando eu assisti a Um Sonho de Liberdade em meados de 1996 no conforto da minha antiga casa numa tv de tubo (nada de lcd's ou afins) e um vídeo-cassete (isso mesmo, fita alugada numa videolocadora, passível a multa caso não a rebobinasse antes de devolvê-la) pensei com meus botões no auge dos meus 15 anos - esse é o melhor filme que eu já vi. Lógico que muito tempo já passou, aquele menino já deu uma crescida considerável e já vieram muitos filmes maravilhosos até então. Hoje posso dizer com um gosto mais apurado que...esse ainda é o melhor filme que eu já vi!




     Um Sonho de Liberdade (The Shawshank Redemption, EUA, 1994) conta a história de um banqueiro, Andy Dufresne (interpretado por Tim Robbins) que é condenado a prisão perpétua por ter assassinado a sua esposa. Andy, um homem polido, é obrigado a viver no regime carcerário de uma prisão de segurança máxima. Lá ele conhece o sofrimento de perto e as novas leis de sobrevivência. É lá também onde ele encontra apoio de um dos presos, Ellis Boyd Redding (Morgan Freeman) e nasce assim uma improvável e belíssima amizade. A sinopse não chega a ser grande coisa, mas a película entrega um dos roteiros mais brilhantes que eu já vi. A dúvida sobre a inocência de Dufresne, as emocionantes histórias dos presos e o desfecho final, que dá um nó na nossa cabeça, faz dessa película obrigatória.




     O diretor  Frank Darabont, responsável também por outro drama carcerário, o emocionante À Espera de Um Milagre (The Green Mile, EUA, 1999), esmiuça os personagens e faz o expectador se sentir dentro da prisão. Outro detalhe importante é a atuação arrebatadora de Morgan Freeman (atuação esta que me fez ser um fã instantâneo do cara), bastante contido e sutil em sua performance, ele é o responsável pelos momentos que fazem brotar lágrimas em quem assiste o longa. Por falar em lágrimas, este foi incontestavelmente o filme que mais me fez chorar, na verdade até soluçar como um pirralho desolado.




     Sinto vontade de fazer um apanhado sobre cenas chave desse filme, mas sei que algumas pessoas (hereges) ainda não viram e se você é uma delas por favor dá uma conferida. Se ao final você não soltar uma lágrima sequer então sinto muito mas você é um FDP insensível de coração gelado e com uma belo futuro de serial killer pela frente.

4 comentários:

  1. Já assisti! Muito bom mesmo! Óbvio que morri de chorar!!! Depois de morrer de agonia... Certeza que chorou mais nesse do que em "Marley e eu"?

    ResponderExcluir
  2. Ai ai!!! Chorei sim! E pare de me entregar! :D

    ResponderExcluir
  3. Depois dessa *entregada*, sugiro que vc faça uma lista com o Top 10 filmes em que chorei..SHAUSHUAHSUAHUSHAUSHUAHSUHAUSHAUHSUA

    ResponderExcluir